top of page
CAMINHOS PARA O BEM VIVER BAJO EL RADAR POLITICO
o início
Title
Em seu primeiro ano, o projeto realizou atividades de extensão, pesquisa e formação em parceria com a Teia de Solidariedade da Zona Oeste (TeiaZO), incluindo participação em eventos, visitas de campo, entrevistas de História Oral e ações culturais no território de Vargem Grande. Entre os resultados, destacam-se a produção de um e-book sobre memórias locais, atividades formativas em fotografia e audiovisual e o apoio a iniciativas comunitárias de cultura e soberania alimentar.

EQUIPE
coordenação
Mariana Bruce
bolsista - Pró-Reitoria de Extensão (UFF)
Mariana Teixeira Miranda
Teia de Solidariedade da Zona Oeste
Silvia Baptista
Arthur Travaglini
Barbara Massot
Beatriz Freitas
Gabriela Gonçalves
Luiza Calaza
Luiz Otavio Candido
Nathalia Moreira Athanazio
Rebecka Dantas
Rhuan Figueiredo
Ações e impacto
EDIÇÕES DE 2023
Feira da Roça, Agroecologia e Cultura
Evento semanal realizado no Largo de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mediante convite da Teia de Solidariedade, a equipe do projeto participou de eventos culturais mensais organizados pela FRAC, uma importante trincheira de lutas e de afirmação cultural no território. Nessas ocasiões, se pode conhecer um pouco mais sobre a atuação das articuladoras da TeiaZO no território, bem como as dinâmicas territoriais específicas das comunidades envolvidas (Santa Luzia, Cascatinha, Taboinhas, Caetés, Quilombo do Camorim e Quilombo Cafundá Astrogilda). Foram realizadas, também, entrevistas com moradoras, moradores e feirantes durante os eventos.
OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2023
Encontro Ancestral no Quilombo do Camorim e
Ação Griô do Quilombo Cafundá Astrogilda
As turmas de graduação em História foram convidadas para participar de duas imersões no território, o Encontro Ancestral com lideranças Tupinambá no Quilombo do Camorim, em outubro, e na Ação Griô do Quilombo Cafundá Astrogilda, em novembro.

OUTUBRO DE 2023
Semana de Extensão (SEMEXT - PROEX/UFF)
Como parte das ações previstas no projeto, além das reuniões periódicas para discussão teórica e planejamento, resultados foram apresentados na SEMEXT 2023 (outubro), com o trabalho “A História Oral e sua importância para entender vivências do cotidiano”, pela bolsista PROEX, Mariana Teixeira Miranda, e com a colaboração de toda a equipe
bottom of page














