Curso de Extensão: De(s)colonizar a educação: o bem viver e os desafios do século XXI
- NEC UFF
- há 4 dias
- 3 min de leitura

Em 09/06 (segunda-feira), às 19h, inicia-se o curso de extensão "De(s)colonizar a educação: o bem viver e os desafios do século XXI", coordenado por Mariana Bruce (NEC-UFF).
O Curso é um desdobramento das ações extensionistas do projeto Caminhos para o Bem Viver bajo el radar político que se encontra em execução na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em particular, no território de Vargem Grande, sob a coordenação da Prof. Dra. Mariana Bruce. Ao rastrear as lutas e re-existências das mulheres negras e periféricas, bem como da população tradicional quilombola da região, fica evidente a importância que o Bem Viver assume como um horizonte de sentido perante os desafios impostos pela nova ordem global, marcada por uma crise climática, ambiental e civilizacional sem precedentes. Nesse desdobramento, a proposta é levar as discussões que o Bem Viver enseja para a Educação, no âmbito da Escola Municipal Frei Gaspar, através de um conjunto de ações teóricas e práticas. Tal iniciativa está em conformidade com as demandas globais para uma Educação que incentive uma mudança de paradigmas nas relações estabelecidas com os seres e a Natureza e com a importância de abordamos com maior profundidade as enormes contribuições das populações indígenas e afrodiaspóricas na formação de nossa sociedade, vide também a Lei 11.645/08 que torna obrigatório na Educação Básica o ensino da história e da cultura afrobrasileira e dos povos indígenas.
PROGRAMA
MÓDULOS TEÓRICOS (14H)
1. HISTORICIZAR MODERNIDADE OCIDENTAL a partir do giro anti/decolonial
JUNHO - Encontro 1 (2h) - Quadro conceitual da Modernidade Ocidental e as lutas anticoloniais
Textos-base: SILVA, Denise Ferreira. A Dívida Impagável: Uma Crítica Feminista, Racial e Anticolonial do Capitalismo [“Nem mesmo a Lei Daqui”]. Rio de Janeiro: Zahar, 2024 e FANON, Frantz. “Sobre a violência” e “Guerra Colonial e Perturbações Mentais”. In: Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005
2. AMPLIAR A ESCUTA ANTI/DECOLONIAL E RESSIGNIFICAR O MUNDO: O Bem Viver como horizonte de sentido
JULHO - Encontro 2 (2h) – O Bem Viver: Aspectos Onto e Epistemológicos
Textos-base: ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: Uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016, p. 23-41; KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver [org. Bruno Maia]. Rio de Janeiro: Escola Parque, 2023
3. PENSAR O MUNDO A PARTIR DE OUTROS VALORES: desdobramentos para a Educação do século XXI
AGOSTO - Encontro 3 (2h) – DIVERSIDADE E DIFERENÇA
Textos-base: GOMES, Nilma Lino. “Tensão regulação-emancipação, produção de conhecimentos e saberes”. In: O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017; e MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2012
SETEMBRO - Encontro 4 (2h) – SENTIPENSAR: Autopoiesis, encantamento e repactuação entre MENTE E CORPO
Textos-base: GALEANO, Eduardo. “Celebração de bodas da razão com o coração”. In: O Livro dos Abraços. Rio de Janeiro: L&PM, 2002, p. 64-65; FALS BORDA, Orlando. Sentipensante. 2008. In: https://www.youtube.com/watch?v=LbJWqetRuMo; MORAES, Maria Candido; TORRE, Saturnino de la. “Sentipensar sob o olhar autopoiético: Estratégias para reencantar a educação”.
OUTUBRO - Encontro 5 (2h) - CONSTRUINDO COMUNIDADES: relacionalidade, complementaridade e solidariedade.
Textos-base: RODRIGUEZ, Mario. “O fortalecimento da comunidade: estratégias educativas, comunicativas e culturais”. In: MOUJÁN, Inés F., CARVALHO, Elson S. Silva, JUNIOR, Dernival V. R. (orgs). Pedagogias Decoloniais: Saberes e Fazeres. Goiania: Econuvem, 2020; e hooks, bell. Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
NOVEMBRO - Encontro 6 (2h) - A NATUREZA COMO SUJEITO DE DIREITOS: para além da sustentabilidade/animismo
GUDYNAS, Eduardo. Direitos da natureza: ética biocêntrica e políticas ambientais. São Paulo: Elefante, 2019. MARTIN, Natassja. Escute as Feras. São Paulo: Editora 34, 2021.
DEZEMBRO - Encontro 7 (2h) - Encerramento: E agora, o que fazer? Explorando as brechas. Apresentação de propostas da equipe - Explorar a cri-ação e cri-atividade, formular projetos, linhas de pesquisa, desdobramentos.
MÓDULO PRÁTICO (14H)
Agenda a ser construída com os professores envolvidos em educação socioambiental através da reativação da horta da escola, oficinas de muralismo e rodas de conversa.
🗓 de 09/06 a 09/12
🕛 19h
📍 Via Google Meet
Comentarios