top of page
Buscar

📢 Pré-venda "Europa Central", de Janaína Martins Cordeiro 📚

Foto do escritor: NEC UFFNEC UFF



A Europa Central é um desconhecido ilustre para muitos. E mesmo os que a conhecem divergem sobre questões básicas, até sobre quais países devem estar incluídos nessa denominação. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, tem tido importante protagonismo ao longo da história: não é simples coadjuvante de ações perpetradas por países como França e Alemanha, de um lado, e Rússia e Turquia, de outro.


A historiadora Janaina Martins Cordeiro (NEC-UFF), especialista no assunto, mostra como a área é composta de grande variedade de etnias, culturas e de numerosas línguas.


Após ler esta obra, nos lembraremos de que Hungria e Tchecoslováquia, que contestaram Moscou com o sangue de seus cidadãos, ficavam na Europa Central. Também não podemos esquecer que húngaros, ucranianos e austríacos foram aliados dos nazistas. Recordaremos que a Áustria, que já foi muito poderosa, fica lá. Observaremos que países eslavos, latinos e germânicos convivem lá. Lembraremos que a região já experimentou autoritarismo e democracia, que foi sede de impérios e de pequenos países, que valorizou ser neutra e radical, que teve e tem culturas sofisticadas e foi palco de violências inenarráveis.


Lendo esta obra, cada leitor vai enriquecer sua visão de mundo, vai entender melhor o movimento histórico, vai olhar o mapa e a História com outros olhos.



Você pode adquirir o livro em pré-venda pela Amazon ou pelo site da Editora Contexto. Os envios serão feitos a partir de 26/03.

 
 
 

Comments


APOIO
ppgh.png
capes.png
cnpq.png
LOCALIZAÇÃO

ICHF-UFF - Campus do Gragoatá 

Bloco N, sala 216 - Niterói, RJ

CONTATO
  • Instagram
  • X
  • Grey Facebook Icon

ESTE PORTAL É FINANCIADO COM RECURSOS do edital E_08/2015 - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades – 2015, da FAPERJ.

bottom of page