top of page

andamento

EXTENSÃO

Projetos em

Iniciativas de pesquisa e interação social do Núcleo de Estudos Contemporâneos, promovendo o diálogo entre entre a academia e a sociedade civil.

PROJETO 1

Aldear, aquilombar e TRANSformar a Universidade Federal Fluminense

O projeto busca contribuir para o aldeamento e aquilombamento da Universidade Federal Fluminense, promovendo ações voltadas ao ingresso, permanência e protagonismo de povos indígenas, quilombolas e pessoas trans na universidade. Entre suas iniciativas, prevê a criação de um Memorial de Re-Existência e do Bem Viver, com espaço de convivência, acervo especializado e ações culturais e acadêmicas voltadas à valorização de saberes, culturas e experiências indígenas e quilombolas. O projeto também pretende fortalecer políticas de permanência, ampliar o diálogo intercultural e fomentar debates sobre pluralismo epistêmico na comunidade universitária.

Portfólio de atividades

PROJETO 2

Caminhos para o Bem Viver Bajo el Radar Político

A socióloga aymara boliviana Silvia Rivera Cusicanqui chama atenção para a potência de ações comunitárias que atuam “bajo el radar político”. A Teia de Solidariedade da Zona Oeste (TeiaZO) é um exemplo dessas articulações: formada por mulheres, foi consolidada em março de 2020 para enfrentar a fome durante a pandemia e fortalecer a soberania alimentar, a agricultura urbana e a agroecologia na região. Este projeto de extensão promove a circulação de saberes entre a universidade e a TeiaZO, por meio do registro, da documentação e da valorização de suas práticas, experiências e conhecimentos.

Portfólio de atividades

OUR SPONSORS
logo IHT UFF
logo UFF
logo PPGH-UFF
LOCATION

ICHF-UFF - Gragoatá Campus
Block N, Room 216
Niterói, RJ, Brazil

CONTACT US
  • Instagram
  • X
  • Grey Facebook Icon
logo FAPERJ
logo CAPES
logo CNPq

This portal is funded with resources from the E_08/2015 public notice - Humanities Research Projects Support Program – 2015, from FAPERJ.

bottom of page