
Mario Grynszpan
Licenciado a bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França. É Professor Titular do Instituto de História da UFF, atuando no Programa de Pós-Graduação em História. Foi também Pesquisador e Professor Titular do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas - RJ, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais de 2003 a 2007. Foi chefe do Departamento de História da UFF de 2019 a 2021. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, além de livros e vários capítulos de livros. Participou de eventos acadêmicos e proferiu conferências no Brasil e no exterior, já tendo sido Maître de Conférences Invité do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain da EHESS e conferencista da Cátedra Florestan Fernandes de El Colegio de Mexico. Suas áreas de atuação principais são Sociologia Rural, História Social das Elites e Teoria, Métodos e Historiografia.
Publicações em Destaque

TRAJETÓRIA E PENSAMENTO DAS ELITES DO AGRONEGÓCIO DE SÃO PAULO
GRYNSZPAN, M. Trajetória e pensamento das elites do agronegócio de São Paulo: depoimentos ao CPDOC. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016. 266p.

A FAVELA FALA: DEPOIMENTOS AO CPDOC
GRYNSZPAN, M.; PANDOLFI, D. C. (org.). A favela fala: depoimentos ao CPDOC. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 360p.

CIÊNCIA, POLÍTICA E TRAJETÓRIAS SOCIAIS: UMA SOCIOLOGIA HISTÓRICA DA TEORIA DAS ELITES
GRYNSZPAN, M. Ciência, política e trajetórias sociais: uma sociologia histórica da teoria das elites. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. 255p.